ATENÇÃO:

Este blog ou seu autor não veiculam informação com o intuito de gerar lucro. Este é um espaço pessoal de difusão cultural gratuita, e seu autor não se responsabiliza pelos links aqui enunciados, já que são eles já disponíveis na Internet, aparecendo aqui por mera colagem e indicação. Os arquivos aqui postados não possuem qualidade profissional para reprodução, e devem servir meramente como amostragem das obras. Incentivamos o consumo de boa arte, ciência e cultura e procuramos difundir o interesse por este, na medida do possível. Condenamos a reprodução das obras por meio de CDs, DVDs ou impressos e dedicamo-nos especialmente a difundir aquelas que justamente nos pareçam mais obscuras e de difícil acesso. O uso feito dos arquivos aqui postados é de inteira responsabilidade de seu receptor. Condenamos veementemente a pirataria e convidamos os detentores de direitos autorais de obras que acaso aqui apareçam para que, caso sintam-se prejudicados com a propaganda gratuita do Tutti Roots, comuniquem-nos para que eliminemos a postagem. E você, caríssimo leitor, não perca mais tempo: COMPRE ARTE!







sexta-feira, 23 de julho de 2010

Lonnie Johnson & Elmer Snowden (1960) "Blues & Ballads" e "Blues, Ballads & Jumpin' Jazz"

Nascido em New Orleans, ladeado por uma família toda ela musical, Lonnie Johnson (1899-1970) é figura conhecida, emblemática igualmente para o Jazz e para o Blues. Sua sutileza vocal, o tempero harmônico de seus licks de guitarra, a suavidade do conjunto de seu som, tudo isso combinado, na excelência habitual que lhe é peculiar, tornou seu nome conhecido e respeitado tanto no mundo do Jazz quanto no do Blues. Podemos dizer, sem muito medo de errar, que Lonnie Johnson é o eixo absoluto no trânsito entre os dois estilos musicais. O mais perfeito, mais bem acabado exemplo já surgido das imbriçações possíveis entre Jazz e Blues. Amálgama ímpar na história da música norte-americana, ouvir Lonnie Johnson é sempre cair no deleite do híbrido, no debuxo bluezy de um jazz. Técnica e feeling incomparáveis, estilo único e inconfundível.

Elmer Snowden, muito conhecido no circuito jazz, ficou célebre por seu trabalho com o banjo, muito embora não sirva-se somente dele no conjunto de sua obra. Músico exímio, também foi responsável pelo alavancamento de carreiras impressionantes, como a de Coleman Hawkins, por exemplo.

Aqui, o encontro entre os dois mestres faz surgir uma obra-prima. O link a seguir abriga dois volumes de uma sessão de estúdio pelo lendário selo Bluesville Records. Editado em 1960, "Blues & Ballads" precede o chamado "Blues, Ballads & Jumpin' Jazz", editado décadas depois, apenas no quesito editorial, já que fazem ambos parte das mesmas sessões.

Tanto Johnson quanto Snowden estavam inspiradíssimos e, posso garantir, terás enorme prazer em ouvi-los, tanto no álbum original de 1960 quanto nas suas sobras de estúdio (que, convenhamos, parecerá mais banquete).

DOIS ÁLBUNS EM UM SÓ LINK!

http://www.megaupload.com/?d=1ECBSO8Q

O download inclui, além do áudio, capa (frontal) e info de cada álbum.

ALTAMENTE RECOMENDADO!

Um comentário:

Olde Edo disse...

Great music! Thanks so much!