ATENÇÃO:

Este blog ou seu autor não veiculam informação com o intuito de gerar lucro. Este é um espaço pessoal de difusão cultural gratuita, e seu autor não se responsabiliza pelos links aqui enunciados, já que são eles já disponíveis na Internet, aparecendo aqui por mera colagem e indicação. Os arquivos aqui postados não possuem qualidade profissional para reprodução, e devem servir meramente como amostragem das obras. Incentivamos o consumo de boa arte, ciência e cultura e procuramos difundir o interesse por este, na medida do possível. Condenamos a reprodução das obras por meio de CDs, DVDs ou impressos e dedicamo-nos especialmente a difundir aquelas que justamente nos pareçam mais obscuras e de difícil acesso. O uso feito dos arquivos aqui postados é de inteira responsabilidade de seu receptor. Condenamos veementemente a pirataria e convidamos os detentores de direitos autorais de obras que acaso aqui apareçam para que, caso sintam-se prejudicados com a propaganda gratuita do Tutti Roots, comuniquem-nos para que eliminemos a postagem. E você, caríssimo leitor, não perca mais tempo: COMPRE ARTE!







sexta-feira, 23 de julho de 2010

Uma Discografia da Roça: Zé Côco do Riachão

Separe o queijo minas, aquela cachaça de Salinas, o cachimbo e o fumo de corda. Prepare sua velha cadeira de balanço (ou a rede desbotada se preferir), leia algumas linhas do seu Guimarães Rosa favorito e sirva o primeiro trago. Você embarcará em uma viagem pelos rincões do norte mineiro, na companhia de um dos maiores violeiros/rabequeiros/luthiers de sua história: Zé Côco do Riachão!

O Tutti submerge em Roots, revelando a fina flor de um mestre da Folia de Reis mineira. Gênio ágrafo plantado no chão do Vale do Jequitinhonha, Zé Côco vem à tona nesta postagem, com três discos fabulosos, entrecortados pela mansa fala capiau, celestialmente envoltos no toque mágico e resoluto, ora de suas violas caipiras, ora de sua rabeca enluarada.

Zé Côco foi um daqueles prodígios que o mundo não viu, e nunca teria visto - bem verdade - se esses três álbuns não tivessem vindo à luz. Sua popularidade só veio a extrapolar os limites da localidade quando Zé já contava quase setenta anos de idade. Ainda assim, o grande músico e artesão que era Zé Côco não fizeram dele, assim digamos, uma celebrity. Morreu pobre Zé Côco, e o mundo ainda lhe deve seu merecido reconhecimento.


Em um único link (privilégio ofertado pelo Tutti que vos fala) encontram-se seus três discos. São eles:

(1980) Brasil Puro;









(1981) Zé Côco do Riachão;








(1987) Vôo das Garças.








Pesquisando na Internet, encontrei uma viola feita por Zé Côco à venda. Não sei por quanto tempo vai durar esse link, mas o colo aqui, para que os visitantes possam ter uma idéia do célebre trabalho de lutheria desenvolvido pelo mestre.
Bom... é isso. No mais, aproveite o queijo, o fumo e a rede (ou cadeira). Agora... se a pinga for da boa mesmo, joga um gole pro santo, que esse já tá de saco cheio de tomar etanol barato. Se for Havana, faz melhor, joga pro santo oferecendo um brinde ao autor desse modesto bloguinho. Meu santo agradece...
Sem mais, com você caro leitor: Zé Côco do Riachão!



O download inclui áudio e capas.

Um comentário:

Lucil Jr. disse...

Muito,mas muito obrigado mesmo por disponibilizar esses álbuns para download. É uma pena que o país não dê valor à um músico como Zé Coco... é triste. Um abraço.