McKinley Morganfield, mais conhecido pelo seu apelido lamacento, é frequentemente citado como o criador do chamado Blues de Chicago. Mais que isso, o próprio B.B. King o chamava de "patrão de Chicago"! E realmente, sob seu comando desfilaram alguns dos maiores ícones do blues elétrico e citadino norte-americano das décadas de 50 e 60. Só para citar alguns: Marion Jacobs (a.k.a. 'Little Walter': criador de um timbre perfeito, até hoje perseguido por inúmeros harmonicistas, no blues ou fora dele), parceiro de Waters por anos a fio; Pinetop Perkins; Willie Dixon (compositor de vários dos hits de Waters); James Cotton; Ottis Spam; Walter Horton; Buddy Guy e por aí vai. A lista seria imensa!
Também se costuma dizer de Waters como 'inventor' da guitarra elétrica. Se não chega a tanto, ao menos podemos dizer, com um nível alto de segurança, que Morganfield foi quem consolidou o som característico da guitarra no blues elétrico, bem como a concepção de toda uma parafernália instrumental que a acompanharia no que chamamos "formação clássica" nas blues bands: guitarras, bateria, contrabaixo e gaita (e piano, vez por outra).
Mr. Mckinley, na verdade, foi criado por sua avó, em local muito próximo às barrancas do rio Mississippi, trabalhando junto à famosa Stovall Plantation, um pólo algodoeiro a norte de Clarksdale ativo desde o início do XX. Ali, durante uma prospecção feita pelo musicólogo Alan Lomax, da Livraria do Congresso Americano, foi descoberto e gravado pelo mesmo em 1941, sendo esses os primeiros registros de sua obra. Tais gravações - que não estão presentes neste post - foram um dos pontos centrais que fizeram com que o jovem McKinley tomasse a decisão de abandonar os cotton fields de Stovall e fosse tentar uma carreira em Chicago, onde acabaria conhecendo o ambicioso Leonard Chess, fundador da Chess Records.
Seu envolvimento com Leonard Chess e as gravações que dele resultaram se transforam em estandarte de toda uma época do blues norte-americano e inspiração certa para toda a geração que fez da metrópole cinzenda européia a Swingin' London da virada do início dos 60 (mais que batido dizer que Jagger, Richards e Jones resolveram batizar sua banda com o nome de uma música de Muddy).
São justamente essas gravações (da era de Chicago, pela Chess) que estão aqui, distribuídas em 917,29 MB de um download em link único (que comodidade, hein?). O box compreende 9 CDs(!) com o regístro completo de duas décadas(!) da música que Waters fez pela não menos lendária Chess Records. Por estarem as gravações dispostas por ordem cronológica, podemos acompanhar a evolução musical de Morganfield e trupe, e do próprio Chicago Blues em si. Notem que as tags estão muito completas (me deram um trabalho danado!) e que oferecem, além do nome da faixa e artista - que é o básico - uma descrição bastante satisfatória: data da gravação e até line up (quem tocou o quê em cada música).
Enfim, não só pela obra em si, magnificência ímpar de Muddy Waters no auge de sua carreira, o post aqui em questão é boa cortesia do Tutti, submerso nas lamacentas águas mississippianas, que transplantadas para a cidade, vincaram profundamente as Roots do Chicago Blues.
Brindemos então à Mr. Mckinley Morganfield, Muddy Mississippi Waters!
Bom down!
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